O que é anamnese e 4 formas de melhorar a sua

Saber o que é anamnese é indispensável para que o fisioterapeuta exerça um bom trabalho. Afinal, sem o histórico do paciente em mãos você dificilmente tratará corretamente a origem da doença, não é verdade?

A etapa da descoberta é o momento em que o paciente irá relatar seu histórico de vida, baseado nas recordações dos momentos importantes. Enquanto ele discorre sobre a sua vida, o fisioterapia deve fazer perguntas variadas como “Onde dói mais”, “O local piora ou melhora com um movimento específico”, “Quando você sentiu o sintoma pela primeira vez?”, para encontrar respostas que levem ao diagnóstico exato.

Vale lembrar que o momento da descoberta não deve ser como um interrogatório, mas sim um período confortável para o paciente falar sobre seu caso. A importância de entender perfeitamente o que é anamnese se dá para que seja utilizado um sistema menos invasivo, orientado para evitar constrangimentos por parte do paciente. Uma anamnese bem conduzida, feita com perguntas estratégias e de cunho psicológico, é responsável por 85% do diagnóstico médico. 

Não são apenas os fisioterapeutas que utilizam o recurso para avaliar o paciente. Outras áreas da saúde, como odontologia e psiquiatria, também recorrem ao questionário para avaliar o paciente, pois sabem que ignorar a etapa da descoberta pode ser prejudicial para seu desempenho profissional, comprometendo a recuperação do paciente. 

Consequências negativas causadas pela negligência da anamnese 

  • Diagnóstico equivocado.
  • Falta de comunicação entre o paciente e o profissional.
  • Piora nos sintomas do paciente.
  • Aumento das chances de conflitos entre o tratamento indicado e outros tratamentos que já são realizados.
  • Sessões indicadas em excesso.
  • Insatisfação do paciente.

Dicas para otimizar a sua anamnese 

 

  • Interprete a linguagem não verbal

 

Pode acontecer do paciente ficar inseguro ou tímido na hora de relatar sua situação. Por isso, é importante interpretar os sinais corporais. Uma pessoa que cruza os braços e não olha diretamente para o profissional pode estar em negação diante das informações, mostrando que não está de acordo ou está omitindo fatos importantes.

As emoções são melhor transmitidas por expressão facial e postura, por isso, o fisioterapeuta deve ter a sensibilidade de perceber os gestos que confrontam as declarações dos pacientes para direcionar a anamnese de forma proveitosa.

 

  • Deixe as perguntas pré-definidas e não esqueça de coletar dados sobre condições físicas, emocionais e fisiológicas.

 

Alvan Feinstein, um clínico, pesquisador e epidemiologista, disse uma vez: “A anamnese, o procedimento mais sofisticado da medicina, é uma técnica de investigação extraordinária, pois em pouquíssimas outras formas de pesquisa o objeto de estudo fala”. Em outras palavras, o que ele quis dizer foi que a anamnese é uma oportunidade única de diagnosticar o seu paciente da melhor forma possível, já que ele mesmo está apontando seus locais de dores. 

Sendo assim, para aproveitar ao máximo essa etapa do atendimento, tenha um roteiro pronto, com perguntas sobre a saúde física, emocional e fisiológica do paciente. Isso evitará esquecimentos, além de otimizar o tempo da consulta. 

 

  • Faça testes físicos enquanto conversa com o paciente 

 

Seja observador e também teste os limites do seu paciente. Enquanto ele te conta sobre suas experiências e traumas que possivelmente originaram as dores, vá tocando o corpo de modo a identificar como ele reage a intervenção. Alongue a coluna, os braços e peça para o paciente realizar movimentos que pioram a sensação.  O teste físico serve para concretizar as suspeitas identificadas com a anamnese. 

 

  • Não deixe de registrar todas as respostas que coletar 

 

Pense na quantidade de pacientes que você atende em uma semana. São tantos casos e tantas patologias que as chances de você se confundir são grandes. Para evitar problemas, todas as informações coletadas durante a anamnese devem ser organizadas e anotadas de maneira que estejam disponíveis tanto agora quanto no futuro. Elas devem ficar ordenadas, claras, concisas e completas, para que qualquer outra pessoa possa entender o que aconteceu com aquela pessoa. 

Tenha sempre claro o que é a anamnese: o primeiro contato da pessoa com o tratamento. Aproveite o momento para levantar o histórico de tratamentos já realizados, descobrir quais são as expectativas com a consulta e confortar o paciente sobre sua dor. 

Compreender o paciente é o caminho para proporcionar a reabilitação integral da sua saúde.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba todos os conteúdos da maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo! 

EOM Brasil - A Maior e mais conceituada escola de osteopatia do mundo

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

Comece sua jornada em direção a uma carreira de sucesso na área da saúde

A osteopatia é uma carreira de saúde para profissionais que querem melhorar seus resultados clínicos e fazer a diferença positiva na vida do paciente. Quando o raciocínio osteopático é aplicado, ganha o paciente, que se vê livre mais rapidamente dos seus sintomas, e o fisioterapeuta, que cresce muito profissionalmente e pessoalmente.