O desafio do isolamento domiciliar: o que estamos fazendo para contribuir com a adaptação dos alunos?
Para haver avanço na qualidade da educação, é preciso uma associação de intervenções diferentes. A mentalidade do aluno, que envolve o conjunto de atitudes e crenças, é o pontapé inicial, mas essa faísca se transforma em fogo quando encontra estímulos externos – e esse é o nosso compromisso.
Durante o período de isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde, adaptamos nossa metodologia de ensino, recorremos à plataformas digitais e fomos atrás das melhores ferramentas para que os alunos EOM mantivessem sua rotina de estudos com os melhores materiais durante a quarentena.
Contratamos a ZOOM EDUCACIONAL, a plataforma de conferências mais moderna, utilizada pelas maiores instituições de ensino nacionais e internacionais, investimos no MOODLE, um sistema de gestão educacional utilizado por grandes universidades que priorizam a qualidade do seu ensino, para garantir que todos os simulados, aulas e testes sejam aplicados online de forma sistemática e randomizada. Além disso, migramos nosso sistema para o PERSEUS, para que a escola consiga atender a todas as necessidades dos alunos.
Mas será que isso está funcionando na prática?
A Dra. Luana Pinheiro, aluna da EOM Fortaleza, está no 3º ano da formação e se surpreendeu com a adaptação da escola. Veja o depoimento que ela compartilhou conosco:
“Essa pandemia está nos ensinando o verdadeiro significado de Resiliência. Em todos os sentidos. Estamos precisando nos reinventar, e foi exatamente isso que a EOM fez!
A escola se adaptou em tempo recorde para que não nos deixasse na mão. Tendo em vista todas as adaptações necessárias, os seminários continuaram acontecendo em parte, no formato virtual, com a carga de conteúdo teórico e com os professores e monitores, todos altamente habilitados para suprir a nossa demanda, bem como com o sistema que contempla várias formas de videoconferência e de fácil utilização. Muito bem organizados, de uma forma que não fica muito cansativo estar de frente para uma tela.
E isso conforta, pois tivemos aulas excelentes, e sabemos que teremos sim todo o momento prático quando toda a situação se resolver. Então, não deixa a sensação de perda de conteúdo em momento algum. Muito pelo contrário, a sensação que tenho é que estamos recebendo uma carga de conteúdo ainda maior! Além disso, a escola disponibilizou outros programas como o PAE, que antes era dado apenas aos alunos de primeiro ano, e o PPSO.
São programas diferentes, ambos gerando uma troca muito bacana entre os alunos de outras sedes com os professores e monitores. Sem contar o material fantástico disponível no portal, com várias classes e webinars com vários professores internacionais. Sensacional!
Para mim, esse momento está sendo muito enriquecedor, de muito aprendizado. Está suprindo demais a demanda de aulas e dúvidas, e não me sinto perdendo nada. Claro que a incerteza do futuro frente à situação da pandemia assusta bastante. Mas a forma como a escola se adaptou não dá motivos para preocupações em relação à formação. Muito pelo contrário! Acredito que retornaremos ainda melhores!”
Apesar dos desafios, ficamos satisfeitos em perceber que o nosso DNA, que é composto em partes pela inovação, nos manteve um passo à frente e, por isso, não foi tão difícil adaptar as aulas. Deixar o aluno no centro do processo educativo e permitir que ele seja o protagonista da própria história sempre esteve em nosso radar. Para que isso funcione também online, buscamos um espaço interativo, com troca de conhecimentos, sempre suportado por docentes qualificados e com uma ampla experiência na área.
O estudante da EOM Florianópolis, Dr. Vinicius S. De Carvalho, está no 4º ano da formação e sente que a sensibilidade é um fator importante neste processo. Ele conta que a EOM o surpreendeu e passou por uma rápida adaptação, sem se esquecer dos alunos. “Ela se manteve atenta a sua principal função, a formação, mas não deixou de se sensibilizar com os alunos que também estão enfrentando tantas incertezas. Assim, me sinto no compromisso de responder à altura, de certa forma, me retirou da zona de conforto.
É um desafio conciliar os estudos com trabalho e a família. A experiência de aulas em ambiente virtual não é novidade para mim, mas voltou a exigir muita autodisciplina e dedicação, pois estar em casa facilita as distrações. Isso mostra que a adversidade do momento reafirma que o ser humano é altamente adaptável e que a maior barreira para o crescimento é sentir-se acomodado.”
Para promover a evolução e incentivar a troca de experiências, mesmo que à distância, estruturamos nosso calendário, incluindo uma Masterclass com o Diretor Geral da EOM Brasil, o Dr. Rogério Queiroz. Os encontros são feitos com um ano letivo por dia, ou seja, alunos do Brasil inteiro que estão no mesmo nível participam juntos. Assim, a Masterclass se transforma em um momento de networking, aprendizados e troca de experiências com fisioterapeutas de outras unidades.
E, nas redes sociais os feedbacks vieram quase que instantaneamente. Mensagens como “Manhã produtiva com a superaula do Dr. Rogério Queiroz” e “Começando a semana com muito estudo, para aperfeiçoar ainda mais o raciocínio das queixas dos pacientes.”, mostraram que os alunos estão conseguindo ajustar os meios de estudos. Aliás, ajuste, com certeza, é a palavra-chave nesse processo.
A pandemia do COVID-19 chegou trazendo adversidades para todos nós, mas cada uma delas acompanhadas de aprendizados. Entre eles, o maior é a importância da flexibilidade e de optar por uma instituição que preza pela qualidade, confiança e inovação, afinal, quando o desafio bate à porta, ele entra sem perguntar se estamos ou não preparados para recebê-lo!
Faça parte de uma instituição preparada para o futuro e que não economiza esforços para entregar um ensino de osteopatia de qualidade.