Educação e inovação andam juntas: quais as perspectivas para o futuro?
Se o mundo está passando por grandes mudanças impulsionadas pela tecnologia, o que pensar a respeito da educação, que é a base para todos os avanços? Ao longo dos 26 anos da EOM Brasil, estudamos e acompanhamos as principais tendências do setor educacional, para compartilhar com vocês e garantir que estaremos alinhados no caminho do aprendizado.
Se por um lado a educação tem a responsabilidade de preparar a pessoa para um mundo mais instável e complexo. De outro, os alunos sentem o impacto dessas modificações na sua rotina. Profissionais que trabalham e estudam lidam com agendas apertadas e necessitam que as instituições ofereçam maneiras de otimizar seu tempo, sem perder a qualidade do ensino, é por isso que os recursos tecnológicos participam cada vez do dia a dia.
A exploração das novas tecnologias, baseadas na informática, internet e a dinâmica das atividades à distância se tornam cada vez mais importantes para a educação no futuro, principalmente pela possibilidade que oferecem de colocar o aluno junto com o docente e os colegas sem que ele gaste tanto tempo com isso. O novo cenário também reforça a ideia da substituição do papel do professor de ministrador de aulas e transmissor de informações para a posição de mediador pedagógico, desenvolvendo relação de parceria e co-responsabilidade com seus alunos.
Embora as inovações tecnológicas sejam fundamentais, elas não são soberanas. Os ajustes curriculares também fazem parte das adaptações nos próximos anos. As instituições de ensino devem reorganizar e flexibilizar o currículo pedagógico para acompanhar as mudanças nos hábitos dos estudantes. A metodologia tradicional, baseada apenas em aulas expositivas, será substituída por metodologias que favoreçam o alcance dos vários objetivos educacionais, estimulem o aluno para aprender e possibilitem sua participação no processo de aprendizagem.
Educação e inovação: destaques do futuro
Aprendizagem digital
A tecnologia está em todos os aspectos da vidas das pessoas e a tendência é que seja assim também na educação. As ferramentas de inteligência artifical, os dispositivos inteligentes e todas as possibilidades de cursos online tornam o período de estudos mais envolvente e adaptável.
De acordo com um estudo realizado pela empresa Pearson, 76% dos entrevistados acreditam que, em dez anos, o número de universitários que frequentam faculdades virtuais será maior do que aqueles que têm aulas em campus tradicionais. Ainda não podemos ter uma panorama exato, pois fatores pessoais podem impactar, mas tudo indica que a tendência veio para ficar.
Soft skills em alta
Soft skills é um termo em inglês usado por profissionais de recursos humanos para definir habilidades comportamentais e competências que vão além das capacidades técnicas, como a criatividade, originalidade, resolução de problemas e a facilidade de aprender.
Para vencer os desafios que surgem com as novas maneiras de viver e pensar da sociedade, as habilidades sociais devem fazer parte da vida dos estudantes, principalmente dos alunos de pós-graduação, que já estão inseridos no mercado de trabalho. Essas ferramentas sociais servem para diferenciar os trabalhadores de máquinas e serão muito valorizadas daqui para frente. Vale a pena refletir se você tem desenvolvido as suas.
Educação por conta própria
A tecnologia facilitou o acesso à informação, o que permite que as pessoas estabeleçam as próprias maneiras de aprender. A principal vantagem é que a educação por conta própria permite que pessoas de todas as idades, áreas de atuação e níveis de escolaridade pratiquem aprendizado contínuo. Um outro estudo da Pearson mostrou que 75% dos brasileiros acreditam que a busca por educação personalizada aumenta à medida que envelhecemos e que a tecnologia pode aprimorar a experiência e o acesso ao aprendizado.
A construção do futuro é pautado pela tecnologia e não temos dúvidas de que isso é benéfico para o ensino da filosofia osteopática. Os recursos digitais potencializam experiências, proporcionam aprendizados e conectam pessoas que compartilham os valores. A Escuela de Osteopatía de Madrid está preparada para todas as coisas incríveis que vêm pela frente. E você, nos acompanha nesta jornada?
Gostaria de falar com a equipe EOM Brasil e entender como investimos na Educação e inovação?