Você sabe o que significa o termo sala de aula invertida?
Considerada uma grande inovação no processo de aprendizagem, a sala de aula invertida é um método de ensino que sugere que a maneira de ensinar e aprender seja ajustada para que a lógica do ambiente de ensino seja invertida.
A educação vem mudando dia após dia e o impacto das transformações pode ser percebido no desenvolvimento do aluno e no seu relacionamento com o ambiente de aprendizado. Por ter processos e estruturas mais adequados para que o aluno percorra uma trilha de aprendizagem de uma forma engajada e motivadora, o conceito de sala de aula invertida tem sido explorado pelas instituições de ensino que buscam oferecer a melhor formação aos alunos, seja qual for o segmento de atuação. Na Escuela de Osteopatía, por exemplo, a lógica tem sido aplicada por Docentes e Monitores que buscam compartilhar os conhecimentos sobre o raciocínio osteopático em detalhes.
Como funciona a sala de aula invertida?
No modelo tradicional, o professor faz uma aula expositiva para explicar a matéria na frente da turma e depois os alunos fazem as lições de casa. A educação moderna faz a inversão das etapas! Antes da aula, o aluno entra em contato com os conceitos essenciais, depois, reunido com outros alunos e o professor, discute os conhecimentos adquiridos, tira possíveis dúvidas e receber orientações.
A sala de aula invertida é interessante porque permite que o conteúdo seja compartilhado com o aluno através do meio virtual, para que ele já chegue na sala de aula a ciente do assunto a ser desenvolvido e com pontos de dúvidas identificados. Como pode acessar o conteúdo em qualquer lugar que tenha Internet, o indivíduo vai até a sala de aula apenas para absorver e praticar. Isso faz com que o tempo em contato com o professor seja otimizado, já que ele pode orientá-lo exatamente onde precisa.
Quais as vantagens da sala de aula invertida em uma especialização em osteopatia?
- O professor pode contribuir mais com o desenvolvimento do aluno
Uma das razões pelo qual a educação está mudando é que no formato tradicional, praticado até nos dias atuais, tudo é visto de forma linear e o aluno é um agente passivo, que apenas recebe informações.
A principal vantagem do modelo da sala de aula invertida é que o aluno participa de maneira ativida, concentrando sua energia em absorver e praticar o que está sendo aprendido, ao mesmo tempo que o professor se mantém por perto para oferecer ajuda.
O novo formato evita que a pessoa vá para casa com dúvidas. Além disso, trabalhando desta forma os docentes têm facilidade para perceber onde a compreensão de um aluno está falhando e a dedicar uma atenção personalizada a cada estudante, em especial aos que estão com dificuldades de entender a matéria.
- Os alunos ficam mais ativos e engajados
A sala de aula invertida é um modelo metodológico mais alinhado com as novas formas de aprender, proporcionando mais autonomia ao aluno, estimulando seu protagonismo, além de partir dos princípios de flexibilidade e personalização. Não há dúvidas de que debates, discussões de casos e atividades práticas engajam mais os alunos, principalmente os fisioterapeutas matriculados na EOM Brasil, do que aulas expositivas. Quando os alunos já estão contextualizados com o assunto em questão, o envolvimento facilita e melhora o processo de aprendizado.
- Aproveitamento do tempo
Se a aula presencial é utilizada para exposição de dados, informações mais diretas e para a colaboração e aplicação de conceitos, é esperado que o tempo aproveitado ao máximo para aprofundar temas, criar oportunidades de aprendizagem mais enriquecedoras e maximizar as interações entre os estudantes. Esses fatores têm o objetivo de garantir a compreensão e a síntese do conteúdo trabalhado.
No período de estudos virtuais o estudante pode registrar com tranquilidade as informações mais importantes da matéria, assim como as suas dúvidas. Além disso, existe a facilidade de escolher o horário que considera mais propício para o seu aprendizado.
- Mais materiais para estudos
Os alunos podem fazer o uso de videoaulas, games, slides, ebooks, aplicativos ou qualquer outro material complementar que possa potencializar o processo de aprendizagem de forma dinâmica e inovadora. A ideia é que as atividades sejam feitas pensando sempre na tutoria que virá nos próximos dias. A Escuela de Osteopatia de Madrid, por exemplo, oferece ao aluno a oportunidade de realizar simulados, chat 24 horas, apoio com os monitores, aula tira dúvidas ao vivo, entre outras experiências que colocam em prática a produção colaborativa, que é parte fundamental da sala de aula invertida.
Mudar o que está sendo feito há tantas décadas exige uma mudança de postura não só de professores, mas também dos alunos. Porém, são passos que valem a pena quando comparados às expectativas! Para o fisioterapeuta que está pensando em ingressar na Formação em Osteopatia, a sala de aula invertida só tem a acrescentar, proporcionando maior absorção do conteúdo e excelência na prática clínica;
Para entender como a EOM Brasil está se adaptando e acompanhando as tendências da educação do futuro, fale com nossa equipe!