Por que um fisioterapeuta precisa entender como gerenciar sua marca profissional?
Toda vez que saímos de casa para ir a um endereço desconhecido, podemos contar com o auxílio de um GPS. Basta colocar os dados no Waze e rapidamente temos as coordenadas para chegar ao nosso destino. No entanto, se não temos a localização correta ou digitamos errado, acabamos perdidos. Da mesma forma, o caminho do fisioterapeuta que não entende como gerenciar sua marca pessoal pode ser confuso e cheio de percursos inadequados.
Um profissional que não encontrou seu caminho pode ter dificuldades para direcionar sua carreira. Sabe o que acontece quando um fisioterapeuta deixa de comunicar seus diferenciais profissionais, seus valores, competências, seu jeito de atender e não pensa na gestão da sua marca profissional? Ele simplesmente não pode ser encontrado em meio a outros tantos profissionais da saúde.
Para fazer com que as oportunidades e os pacientes se aproximem, é preciso deixar seus dados visíveis para que eles possam digitar corretamente no “GPS emocional”, caso contrário, as pessoas não vão te localizar.
Gerenciar sua marca profissional num mercado cada vez mais competitivo faz com que seus pacientes possam te encontrar e te recomendar
Sua marca pessoal é a sua reputação e o seu legado. É a forma como os outros lembram de você por meio das suas ações e dos seus conhecimentos e relacionamentos. Em contrapartida, a marca profissional é importante para que as pessoas se lembrem de como é o seu trabalho. Gerenciar essa imagem que o outro pode ter de você é fundamental para atrair mais pacientes, estabelecer autoridade no mercado de fisioterapia, abrir oportunidades de networking com profissionais da área e obter melhores retornos financeiro.
Alguns fatores são fundamentais para um bom gerenciamento profissional:
Autoconhecimento: esse é o primeiro passo para gerenciar sua marca, partindo da identificação do seu propósito de vida, seus valores, suas potências e a forma como sua personalidade se expressa no mundo.
O seu “jeito de ser e agir” irá criar conexão emocional com seus pacientes e fazer com que eles recomendem seu trabalho para amigos, parentes e conhecidos. É preciso se conhecer para encontrar as melhores formas de comunicar suas características em todas as suas manifestações. Na prática, Imagine que um paciente desconhecido, poderá optar por seus serviços porque te viu e “gostou” do seu jeito.
Qualidades técnicas: o segundo passo é o mapeamento das suas qualidades técnicas, formações e a sua trilha de desenvolvimento e competências profissionais até o momento. É fundamental manter-se atualizado e comunicando esses movimentos profissionais sempre que possível, priorizando os meios adequados para um fisioterapeuta.
Nicho e diferenciação frente ao mercado: ao avaliar o mercado no qual você está inserido e o nicho que mais tem a ver com o seu propósito e que te mantém motivado servirá para mapear os espaços onde você, através das suas potências pessoais e qualidades técnicas, pode se diferenciar e trabalhar para comunicar essa diferenciação para que as pessoas possam encontrá-lo facilmente.
Uma maneira de descobrir os caminhos para gerenciar sua marca profissional é apostando em ferramentas de apoio a gestão da sua marca profissional, como a GPS Lugar Único Profissional®, que une os achados do autoconhecimento, das qualidades técnicas, da escolha do nicho e da sua diferenciação frente ao mercado. Dando visibilidade ao seu GPS Lugar Único Profissional® você será encontrado facilmente por aqueles pacientes que precisam exatamente de você. O GPS emocional do seu paciente nunca mais irá falhar!
Um profissional autônomo é seu próprio negócio e precisa cuidar da sua carreira tão bem quanto cuida dos seus pacientes. Só assim, será possível se manter sempre saudável e próspero.
Conheça o Mapa da Potência Profissional, um programa de empoderamento e gestão da Marca Profissional. Nele, o fisioterapeuta irá passar por uma jornada de reconhecimento de seus diferenciais pessoais e profissionais, olhará para sua trilha e será capaz de planejar os próximos passos para ter sucesso em seu plano de negócios.
Em breve mais informações!