Como se tornar referência em fisioterapia?
Se formar na faculdade, ter ótimos resultados clínicos e ser referência em fisioterapia. Que sonho, não é? Atingir a posição de fisioterapeuta de sucesso é conquistar admiração, reconhecimento e melhorar os retornos financeiros a longo prazo. Se você tem esses objetivos, é importante planejar suas ações e manter o foco no crescimento constante.
Existem muitas maneiras de conquistar um lugar de destaque no mercado, mas tudo começa pela definição do foco que será dado para a carreira. Lewis Carroll, autor de Alice no País das Maravilhas, apresentou ao mundo a frase “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, que pode ser aplicada em diferentes contextos. Na vida profissional, ela faz todo sentido: se você não tem metas traçadas, terá dificuldade para se tornar referência em fisioterapia.
Pense por um instante em onde você espera chegar. Deseja ser referência em fisioterapia pediátrica? Quer dar aulas para outros profissionais? Busca ascensão financeira? Refletir sobre suas expectativas serve para traçar um plano de ação e saber onde concentrar seus esforços. Portanto, comece assumindo onde pretende estar daqui alguns anos!
O que faz um profissional ser referência em fisioterapia?
O fisioterapeuta promove a recuperação dos movimentos através de massagens, técnicas manuais e exercícios físicos. Ele precisa ter uma visão ampla do conceito de saúde para desempenhar bem seu papel. Além disso, deve analisar o paciente de forma integrada, em vez de focar em uma determinada queixa.
Existem três fatores de destaque que contribuem com a carreira do fisioterapeuta, são eles:
- A capacidade de ter um bom relacionamento com os pacientes
A relação com a pessoa é tão importante quanto a compreensão da dor. Saia da posição de profissional inacessível e converse com o paciente. Muitos problemas na vida são evitados quando nos expressamos e abrimos espaço para o outro falar o que está pensando, no consultório, isso também acontece. Fisioterapeuta, nunca esqueça que você está ali para tratar e apoiar a pessoa que te procurou, portanto, ouça as queixas com atenção.
- A satisfação dos pacientes
O paciente que busca seu atendimento espera melhorar. Dito isso, ser um fisioterapeuta de sucesso implica em fazer a pessoa se livrar das dores e recuperar o bem-estar. O foco do atendimento deve ser tratar a origem do problema, para que ele não volte a aparecer. A dica para aumentar o índice de satisfação nas consultas é: treine sua capacidade de avaliação e aprimore técnicas de tratamento.
- A qualidade do atendimento oferecido
A satisfação está ligada ao fato de você aliviar a dor do paciente, mas sua reputação é construída a partir da experiência que ele tem com você. Lidar com os sintomas é apenas uma parte dessa história. O bom atendimento envolve uma série de cuidados, por exemplo, você precisa entender que existem diferentes perfis de pessoas e necessidades. Cordialidade, paciência, atenção, uma boa fluência verbal são algumas coisas que devem fazer parte de todos os momentos de interação.
O fisioterapeuta de sucesso tem consciência da necessidade de se atualizar
A busca contínua por conhecimento anda junto com a evolução profissional! O fato de você querer continuar aprendendo te colocará em uma posição de destaque em relação a outros fisioterapeutas. Fique livre para escolher entre uma pós-graduação, mestrado, doutorado ou cursos livres, não existem fórmulas prontas, o importante é não parar no tempo.
O mercado está aquecido para profissionais que seguem em frente. A osteopatia, por exemplo, está cada vez mais popular entre aqueles que desejam ser referência em fisioterapia, porque é uma área que proporciona um bom retorno financeiro. A partir do momento que adquire os conhecimentos, o profissional consegue atuar com mais patologias em relação a fisioterapia tradicional.
A osteopatia é um campo de estudos que amplia a visão do fisioterapeuta, fazendo com que ele seja capaz de prestar um atendimento que considera o corpo como uma unidade integrada. A formação na área te dá ferramentas para trabalhar em parceria com outras especialidades da saúde, valorizando a hora do profissional.
Um dos pilares para você ser um fisioterapeuta de sucesso é gostar daquilo que faz. Independentemente da área escolhida, ela deve te inspirar a ser o melhor. Atender um paciente é sempre uma oportunidade única de mostrar o seu valor e evoluir as técnicas e raciocínio. Aproveite cada momento no consultório e faça seu melhor.
Quer receber informações sobre a Formação em Osteopatia?