A quarentena atrapalha o rendimento dos alunos? Na EOM ela oferece estímulos extras!
Desde que as aulas presenciais foram suspensas para conter a disseminação do novo coronavírus, a EOM adaptou suas atividades para que os alunos pudessem ter aulas remotas e que toda dificuldade fosse trocada por recompensas. Para nossa satisfação, o resultado tem sido ótimo!
A internet como um canal direto para tirar dúvidas e afirmar a transparência se tornou o elo entre a EOM e os fisioterapeutas. A equipe da Escuela de Osteopatía de Madrid ampliou os canais de comunicação para fornecer apoio emocional e redobrou os trabalhos para entregar as atividades acadêmicas extras. Entendemos que em um período de incertezas e muitos desafios, é importante manter-se capacitado e pronto para se adaptar ao mercado de trabalho.
“Tenho gostado muito de como a escola está nos dando suporte nesse período”
Dr. Bruno Teixeira, estudante do 4º ano, EOM Rio de Janeiro
Saiba quais foram as atividades e modificações acrescentadas no calendário acadêmico da EOM Brasil
Masterclass
A Masterclass, ministrada pelo Diretor Geral da EOM Brasil, Dr. Rogério Queiroz, foi criada para incentivar a revisão de conteúdos durante a quarentena. O momento também serve para promover a interação com outros profissionais, de modo que eles possam organizar o raciocínio osteopático para aprimorar o diagnóstico e tratamento dos pacientes com base no que foi compartilhado. Os encontros são feitos com um ano letivo por transmissão, assim, alunos do Brasil inteiro que estão no mesmo nível participam juntos.
Um dos pontos fortes dessa iniciativa, reforçado pelos alunos em publicações nas redes sociais, é que a Masterclass é também um momento de networking, aprendizados e troca de experiências com fisioterapeutas de outras unidades, já que podem participar estudantes do 2º ao 5º ano que estejam interessados em aproveitar o período de isolamento domiciliar para impulsionar seus estudos de osteopatia. ⠀
O Dr. Bruno Teixeira, estudante do 4º ano da unidade do Rio de Janeiro, está aproveitando as atividades propostas pela EOM para praticar seus conhecimentos. “Estou participando do P.A.E., participei das Masterclass, montei um grupo de estudo para a minha turma, onde tenho ministrado algumas aulas de revisão, além de acompanhar as aulas da EOM Internacional através do Instagram e transmissões fechadas no zoom. Tenho gostado muito de como a escola está nos dando suporte nesse período!”
Acompanhamento para o TCC
Incentivar a ciência é um dos nossos compromissos, afinal, a osteopatia funciona melhor com embasamentos científicos. Por isso, aproveitamos esta fase para dar início ao acompanhamento para o trabalho de conclusão de curso. O Departamento Científico da EOM Brasil auxiliará os estudantes dos 4º e 5º ano que estão trabalhando no TCC, com a finalidade de fornecer orientações gerais e garantir que todos receberão os direcionamentos necessários.
A cada reunião os docentes responsáveis abordarão temas para melhorar o processo de desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso, solucionando as principais dúvidas e esclarecendo tópicos comuns à execução do projeto, entre eles: “Como me coloco em um grupo de pesquisa?”, “Que tipo de estudo posso realizar?”, “Por onde devo começar?”, “Quais os temas possíveis?”.
P.A.E – Programa de Acompanhamento aos Estudos
O PAE é um programa de acompanhamento aos estudos dedicado aos alunos do 1º ano, para que eles comecem a se familiarizar com a nova forma de estudar e com o raciocínio osteopático. Para que todos os fisioterapeutas sejam orientados no período de aulas remotas, a EOM decidiu ampliar o programa para os alunos do 2º ao 5º ano que demonstrarem interesse. ⠀
A adesão foi surpreendente e não há dúvidas de que os estudantes poderão manter o ótimo desempenho, sem perder o ritmo dos estudos em casa. Mais de 630 fisioterapeutas se inscreveram e 49 monitores darão o suporte durante o período de isolamento domiciliar, todos em prol dos mesmos objetivos: tirar dúvidas, auxiliar na organização dos estudos e trocar experiências sobre os casos estudados.
Reunião sobre as Práticas Supervisionadas de Osteopatia (PPSO)
As reuniões de práticas supervisionadas servem para discutir conteúdos teóricos e desenvolver o raciocínio osteopático em cima de casos clínicos. As turmas são divididas por ano e a ideia é preparar o aluno para os atendimentos com pacientes, quando as coisas voltarem ao normal – por isso, no período de estudos remotos elas foram intensificadas.⠀
Se de um lado as escolas precisaram se reinventar em tempo recorde, do outro, os estudantes se viram diante da necessidade de melhorar a organização e o foco, mas receberam recompensas animadoras. A Dra. Karla Carneiro, aluna do 3º ano da EOM Fortaleza, foi só elogios a escola. Ela conta que a adaptação facilitou a situação dela, que mora no interior do Ceará.
“As aulas teóricas estão muito boas, não deixam nada a desejar. A única parte ruim é que a gente não pode ter a prática, mas o resto está excelente. Em relação às atividades extras, todas são proveitosas. A gente luta pra ter tempo e fazer todas, para não perder nada, porque vemos que a escola está se superando a cada dia mais. E nós estamos tendo oportunidades, mesmo distantes, de fazer atividades como o PPSO. É muito legal toda essa interação e a possibilidades de participar de programas diferentes, como o P.A.E, que era apenas para alunos dos primeiros anos. Foi muito bom!
Só tenho gratidão pelo que a escola está fazendo. Ela deixou tudo mais acessível, a questão financeira, as aulas disponíveis gravadas, trouxe oportunidades em forma de atividades, está excelente. Se eu fosse pensar só pela EOM, eu não queria que a quarentena acabasse! Rsrs”
“A gente luta pra ter tempo e fazer todas, para não perder nada, porque vemos que a escola está se superando a cada dia mais.”
Dra. Karla Carneiro, aluna do 3º ano da EOM Fortaleza.
No momento de crise, a tecnologia e a empatia se tornam intrínsecas aos processos da Escuela de Osteopatía de Madrid. Pensar no estudante e no profissional que está do outro lado é o que norteia nossas adaptações. Lembrando que as modificações são temporárias e as atividades presenciais serão retomadas assim que for possível. Acima de tudo, acreditamos que o importante é não ficar parado!