Confira os números da Nação EOM no Arnold Sports Festival South America 2023
Já faz um tempo que a EOM é procurada por fisioterapeutas que desejam viver a osteopatia de uma forma única. Experiências inovadoras de prática supervisionada, como a que aconteceu no ARNOLD SOUTH AMERICA nos últimos dias, são alguns dos diferenciais que conquistam a Nação EOM.
Falando no último evento de prática, o Arnold foi um sucesso, e nós trouxemos um panorama da participação da Escola de Osteopatia de Madrid para você entender a importância da experiência para a formação dos fisioterapeutas.
A 9ª do ARNOLD SOUTH AMÉRICA aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo
O ARNOLD SOUTH AMERICA é o maior evento multiesportivo da América do Sul e o principal ponto de encontro dos setores de nutrição, fitness, esportes e saúde. A edição brasileira da ação criada por Arnold Schwarzenegger aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, e contou com uma programação com competições esportivas, feira de nutrição e negócios.
O evento apresenta atrações para profissionais e estudantes do setor, atletas, praticantes de atividades físicas, amantes do esporte e para toda família. Em meio a tantos apaixonados por cuidar da saúde, a família EOM estava lá, prestando atendimentos de osteopatia para todo o público.
Consegue imaginar quantas pessoas puderam conhecer os benefícios do tratamento osteopático?
A participação da Nação EOM em números
3 dias
28 horas de atendimentos
38 alunos
5 supervisores
Mais de 368 atendimentos
Qual o diferencial de praticar osteopatia em eventos esportivos?
A crença de que não existe aprendizado completo sem a vivência prática das técnicas guia todas as ações da EOM. Confiamos nisso, porque o processo de desenvolvimento do fisioterapeuta envolve o bom controle cinestésico do próprio corpo, habilidade tátil e a percepção sobre a melhor forma de manejar o paciente, para conseguir trabalhar seu corpo com diferentes técnicas – coisas que são aprimoradas nas experiências de atendimentos.
Quando o fisioterapeuta se dedica às práticas supervisionadas, ele realiza atendimentos para a população, atletas, idosos, entre outros públicos, e vê de perto como o conhecimento teórico é aplicado. Nos eventos, essa vivência é ainda mais enriquecedora, uma vez que o fisioterapeuta terá contato com patologias específicas, que, muitas vezes, não são vistas nas rotinas clínicas.
Como funciona a prática supervisionada de osteopatia em eventos?
A prática supervisionada eventual é oferecida aos alunos de todos os anos da formação, ou já formados, e pode acontecer ao longo do ano inteiro. A Nação EOM ja praticou a osteopatia em grandes eventos como Carnaval de São Paulo, Brasil Game Show (BGS), corridas Track&Field, além do Arnold Sposts Festival.
A dinâmica varia de acordo com o tipo de evento. De maneira geral, os atletas, equipe de produção e público são atendidos durante o período em que a equipe está no espaço da escola. Todos os alunos são acompanhados por um supervisor, que observa cada atendimento e direciona para o melhor resultado. É neste momento que o fisioterapeuta entende na prática como atuar para ter o um tratamento mais eficaz.
Ao final de cada dia de práticas supervisionadas, os supervisores trocam experiências com o grupo de alunos, discutindo casos clínicos e dando orientações específicas para os tipos de casos mais vistos. O conhecimento que o profissional adquire nas horas de práticas contribui com a eficácia dos atendimentos ao longo de toda a sua carreira profissional.
O Arnold South America foi marcado por muitos atendimentos e troca de experiências entre os participantes. Esse é um dos eventos mais aguardados pela Nação EOM e nós ficamos contentes em proporcionar experiências exclusivas que impulsionam o desenvolvimento profissional de fisioterapeutas de todas as áreas de atuação!
Quer entender mais sobre a prática supervisionada na formação em Osteopatia? Clique aqui e fale com a equipe EOM.