Dicas para organizar a rotina de estudos de osteopatia com os filhos em casa
Seja por precaução ou pela necessidade de ficar em casa, o momento requer flexibilidade e adaptação de todos nós. Felizmente, encontramos na tecnologia uma maneira de não parar e manter o ritmo dos estudos, mesmo que em casa.
Para quem tem filhos, sustentar a concentração nos livros estando em casa pode ser um pouco mais desafiador. Os pequenos exigem atenção e absorver os termos mais técnicos, captar os detalhes de cada manipulação e os principais conceitos da osteopatia acaba sendo mais difícil do que o normal. Porém, com um pouco de organização, isso não precisa (e nem deve!) ser um empecilho.
Como estudar e, ao mesmo tempo, cuidar das crianças que estão sem aulas?
Defina seu espaço de estudos
Se você ainda não tem um ambiente específico para estudar, é hora de encontrar um. Pode ser um escritório, uma escrivaninha ou a mesa de jantar. O importante é comunicar a todos da casa que, quando estiver naquele espaço, está estudando e não gostaria de ser interrompido. Se possível, conte com a ajuda de outros adultos para impor a regra.
Estabeleça uma rotina.
Não deixe para estudar quando sobrar tempo, pois dificilmente sobrará. Definir o horário de começar e terminar os estudos é importante para impor limites aos pequenos e também para se comprometer de verdade. Combine uma recompensa com os filhos, pode ser algumas horas brincando ou assistindo o desenho favorito com eles, caso respeitem seu momento de estudo.
Mantenha a rotina normal e vista-se para estudar.
Quando você sai para estudar na instituição de ensino, passa pelo ritual de tomar banho, encontrar uma roupa, se alimentar e sair. Isso cria na sua cabeça uma rotina pré-estudos. Se ela for quebrada, será muito mais difícil se concentrar. Sendo assim, mantenha os hábitos mesmo estando em casa.
Não precisa colocar uma roupa nova ou desconfortável, mas também não passe o dia de pijamas ou roupas que normalmente só usa em casa. Outra coisa que pode te ajudar a ficar mais motivado é colocar fones de ouvido e deixar os livros em evidência. Além de melhorar a disposição para o estudo, evita interrupções, pois todos perceberão que você está estudando.
Assim como você planeja as matérias que serão estudadas no dia, planeje o dia das crianças.
Você precisa se concentrar nos conteúdos, mas para que isso aconteça, os pequenos precisam estar distraídos. Planejar tarefas divertidas como quebra-cabeças, jogos, livros e outras atividades interativas é ótimo para tirá-los do tédio e, consequentemente, evitar que procurem por você o tempo inteiro. Além disso, é possível que ele também esteja tendo aulas online, então, uma forma de criar a cultura de estudos e ganhar um tempo de silêncio é colocar o pequeno para estudar perto de você.
Entenda que crianças são crianças e têm seu modo de viver.
Mesmo com todo o planejamento, é natural que os filhos fiquem entediados ou agitados. Se seguir uma programação já é complicado para os adultos, imagine para os pequenos cheios de energia para queimar? Por isso, seja paciente e converse bastante sobre a importância de eles não interromperem e peça que aguardem até que você esteja disponível.
Ainda falando sobre a necessidade de conciliar a rotina de estudos com os filhos, a Dra. Livia Gantuss Melo, fisioterapeuta e coordenadora da EOM Belém, contou um pouco sobre a sua experiência.
“Eu tenho duas filhas, três clínicas, coordeno a escola, sou monitora e dou aula em outras pós-graduações. Ter que estudar com crianças faz parte da minha realidade, por isso eu tento sempre falar sobre isso com outros profissionais. O que eu faço é mais ou menos o seguinte: aceito que durante o dia é praticamente impossível estudar, pois elas estão ligadas na tomada. A noite, faço elas dormirem e depois sento para estudar. Esse momento é o meu momento de paz.
Claro que é difícil porque ficamos mais cansados, mas é o que funciona para mim. Minhas filhas são pequenas, então ainda acordam muito no meio da noite…o que eu faço? Pego e fico com elas na cadeira! Como a cadeira tem um braço maior, dá para ficar apoiada. Durante o dia, pego o livro de colorir e as deixo sentadas ao meu lado. Peço para elas colorirem e desenharem para mim, falo que quero um desenho bem caprichado e só vou ver quando terminarem de pintar tudo. Uma outra jogada é a tecnologia. Recorro aos aplicativos mais interessantes como aprender inglês, colorir, jogos…Fora tudo isso tem o horário de almoço. Quando elas estão almoçando e alguém consegue ficar com elas, aproveito esse tempinho. Às vezes, preciso comer em cima do livro, mas entendo que é necessário.”
Estudar em casa exige disciplina, mas o resultado pode ser melhor do que você imagina. Contar com recursos tecnológicos de alta qualidade, uma boa internet e um material didático faz toda a diferença. Para auxiliar os alunos nesse período onde o estudo online é necessário, a EOM Brasil investiu em uma das melhores plataformas de transmissão online, a Zoom, adaptou às aulas para a internet e também preparou os professores para essa dinâmica. Com o suporte necessário e muita dedicação, os estudos não precisam parar!