Menos protocolo e mais indivíduo: a osteopatia revoluciona o atendimento do fisioterapeuta
Um paciente, vamos chamá-lo de número 1, chega ao seu consultório com dores causadas pela tensão da rotina estressante. Logo em seguida, outra pessoa apresenta queixas relacionadas a uma cirurgia feita no passado. Você acredita que o mesmo tratamento servirá para os dois? Provavelmente, não, porque o ideal é que os cuidados sejam adequados para as necessidades de cada um. Por isso, a osteopatia tem índices de recuperação tão altos: ela valoriza a individualidade.
A osteopatia é a especialidade que entende todo o corpo humano. O sistema de tratamento ajuda a aliviar, corrigir e recuperar lesões musculoesqueléticas e alterações orgânicas em geral. O fisioterapeuta especializado na área também consegue lidar com outras patologias causadas pelo estilo de vida do paciente. O que permite essa ampla atuação é a base de estudos da formação, que envolve o desenvolvimento de uma filosofia própria e o raciocínio osteopático.
De acordo com o Dr. Vinícius Deccache, Docente EOM, a “O Fisioterapeuta Osteopata entende que existe um todo e que esse todo está atuando de alguma forma”. A partir do primeiro contato com os conhecimentos da osteopatia, você percebe que um tratamento efetivo vai muito além dos protocolos e das manipulações, porque considera a individualidade e o contexto do paciente. Em suma: pessoas diferentes não podem ser tratadas iguais.
Qual é a importância de oferecer um tratamento de fisioterapia que vai além dos protocolos?
O protocolo de tratamento fisioterapêutico é um documento utilizado com o objetivo de garantir que o método adequado será aplicado para resolver determinados problemas. Quando um profissional segue um protocolo, ele utiliza procedimentos pré-selecionados para diminuir as variações de condutas e proporcionar um atendimento de qualidade ao paciente. Sem dúvidas, isso pode funcionar e haverá uma melhora na saúde do indivíduo, pois tudo será realizado de acordo com as melhores técnicas disponíveis no momento.
Porém, vale uma reflexão: será que você considera as particularidades do paciente quando utiliza procedimentos padrões?
De maneira geral, o protocolo de atendimento é útil, principalmente para quando há um grande volume de agendamentos, mas os profissionais devem ter o cuidado de não estacionarem ali. Fisioterapeutas que se empenham em compreender as queixas e necessidades dos pacientes conseguem melhorar o índice de satisfação em suas sessões, tratando as causas das queixas e reduzindo a reincidência dos sintomas. O ideal é que haja um diagnóstico mais assertivo, feito com o raciocínio osteopático, para entender quais ferramentas de tratamento serão aplicadas. A partir daí, os procedimentos de tratamentos devem ser escolhidos e aplicados para promover saúde. Percebe que o protocolo é apenas mais uma ferramenta nas mãos do fisioterapeuta?
O fisioterapeuta especializado em osteopatia utiliza o raciocínio osteopático para avaliar o paciente
O raciocínio osteopático aumenta a efetividade do tratamento, pois permite que você analise as causas, relate sintomas e identifique o que deve ser feito. Se você sabe pensar a respeito das possibilidades, consegue selecionar e utilizar os conhecimentos que têm sempre que for necessário. Nesse sentido, protocolos são apenas alguns dos instrumentos que o fisioterapeuta pode utilizar para reabilitar a saúde do paciente.
O tratamento osteopático sempre foi pautado em estudos detalhados de anatomia e fisiologia humana. Ele foi se desenvolvendo à medida que novas concepções surgiram e incrementaram todo o raciocínio descrito e deixado pelo Dr. Still. O fisioterapeuta tem muitas frentes de aprendizado na área, entre elas: estudos teóricos e científicos, práticas clínicas e aplicação da osteopatia na prática. Aqui na EOM, valorizamos cada etapa do estudo, das aulas introdutórias até as horas de práticas supervisionadas, pois acreditamos no valor que um tratamento individualizado tem na carreira do profissional e na saúde da sociedade.
Você quer ser um fisioterapeuta que se destaca no mercado? Desenvolva sua capacidade de chegar a um diagnóstico assertivo e realize um tratamento personalizado. Percebemos o impacto dessa maneira de atender na prática dos profissionais de diferentes áreas, do pilates até a hospitalar. A osteopatia sempre vem para agregar!
Quer conhecer mais sobre a Formação em Osteopatia da EOM?