O que é pôster?
Para explicar o que é um Pôster, convidamos a Dra Adriane Aguayo, formada pela EOM Brasil, para contar como foi a experiência de apresentar o seu Pôster.
Confira abaixo toda a trajetória de criação, conceito, desafios e a apresentação.
O que é pôster?
O pôster é uma comunicação científica (como um outdoor) que tem o objetivo de demonstrar as informações e dados mais relevantes da pesquisa científica.
Como você escolheu o tema?
Escolhi pela afinidade com o tema e oportunidade de acompanhar o projeto de pesquisa e elaboração de D.O de dois professores da escola, e foi uma experiência sensacional.
Como foi o processo de pesquisa? Pensou em desistir?
O processo demanda tempo e paciência, foi difícil principalmente pela dificuldade em encontrar pacientes com disponibilidade de tempo para a coleta de dados e que se encaixassem nos critérios de inclusão da pesquisa.
Não pensei em desistir pois os benefícios superam as dificuldades.
O que você achou que mudou de apresentar? Você acha que agregou para sua carreira profissional?
Esta forma de apresentação é um recurso cada vez mais empregado nos eventos, por permitir o intercâmbio de várias experiências ao mesmo tempo e em um mesmo espaço, dando oportunidade para um grande número de pesquisadores informarem sobre o andamento ou os resultados de seus trabalhos.
A maioria das pessoas que comparece a uma sessão de pôsteres está a fim de socializar. Portanto, chamar a atenção e conseguir boas discussões é um grande desafio. Apesar dessas complicações, os pôsteres têm uma grande vantagem em relação às palestras. Eles permitem uma interação mais pessoal e com menos restrição de tempo
Além disso, bons pôsteres ajudam a construir uma boa reputação como profissional. Portanto, além de ser bem elaborado, seu pôster deve ter um bom conteúdo.
Qual a principal dica que você daria para quem vai apresentar no CIOST?
Você não quer apenas fisgar os visitantes, você quer também que eles leiam seu pôster com atenção, fiquem intrigados com o seu trabalho e, a priori, aceitem as suas conclusões como válidas. Se você for bem-sucedido, as pessoas ficarão ansiosas pelo futuro artigo derivado do pôster, o que aumentará as chances de ele ser baixado da internet, lido, aceito e citado.
Chegue no horário estipulado pelos organizadores do evento, de modo a ter tempo para dispor o pôster no local indicado antes da chegada do público. Durante a apresentação, quando o público se aproximar, pergunte-lhe se este deseja que seja feito algum comentário sobre o trabalho, para que o mesmo seja debatido. É também importante que você estabeleça contato visual com o público presente. É fundamental ter, pelo menos, um dos autores do trabalho junto ao pôster durante toda a sessão de comunicação em pôster. Fique atento a elogios, críticas e sugestões ao formato da sua apresentação. Fique atento também a qualidades e problemas em outros pôsteres apresentados. Use essas experiências para aprimorar sua próxima comunicação.
Para quem ainda não tem a pesquisa pronta, mas tem interesse em fazer, por onde ela deve começar?
A pesquisa científica é composta por fases que respondem a uma pergunta inicial, originando uma espécie de investigação. Estas etapas têm uma ordem, seguindo um raciocínio lógico que ajuda na resposta da questão que impulsionou a investigação. De cada uma das etapas pode se tirar conclusões, porém, para tirarmos conclusão de uma etapa, precisamos da anterior e assim sucessivamente. A realização de um trabalho exige motivação e ânimo e nem sempre estão ligados a interesses pessoais, e sim aos interesses de uma sociedade, portanto, primeiramente deve-se entrar em contato com possíveis orientadores para discutir o tema e levar o projeto adiante.
E ai? Quer enviar o seu trabalho também? Acesse: www.ciost.org/trabalhocientifico para enviar o seu pôster.