O que esperar do mercado de fisioterapia em 2020?
O departamento de Trabalho dos Estados Unidos fez uma projeção de empregos para os próximos anos e listou as carreiras que serão mais requisitadas até 2020. Para a alegria dos fisioterapeutas, a fisioterapia aparece em sétimo lugar, destacando-se entre as áreas da saúde.
O estudo, que foi feito com base nos dados norte-americanos, é também uma indicação do que vai acontecer no Brasil e no mundo nos próximos anos. Como podemos perceber, o futuro reserva boas expectativas para quem dedica sua vida a reabilitar e cuidar das outras pessoas. Mas para que uma oportunidade seja válida, é preciso que o profissional esteja preparado para aproveitá-la, não é mesmo?
Se você está no time dos que pretendem “fazer acontecer” em 2020, precisará se dedicar ao desenvolvimento das seguintes competências:
- Estar antenado aos avanços tecnológicos.
- Ter pensamento crítico.
- Entender de gestão de pessoas.
- Ter inteligência emocional.
- Flexibilidade cognitiva.
Sabendo que os hábitos da sociedade mudaram de uns tempos para cá e agora há uma preocupação muito maior em cuidar da saúde. O fisioterapeuta precisa estar preparado para atender as demandas que estão surgindo no mercado.
As pessoas já começaram a entender que “prevenir é melhor do remediar” e a procura por profissionais de fisioterapia registrou um aumento considerável nos últimos anos. O envelhecimento da população e, consequentemente, o aumento da expectativa de vida, também é um fator decisivo na valorização deste especialista.
É por isso que os fisioterapeutas precisam ir além das habilidades que o mercado exige.
Na opinião do Dr. Rogério Queiroz, diretor da EOM Brasil, o fisioterapeuta que deseja destacar-se no mercado de trabalho em 2020 deve focar em resultados clínicos e construir um bom relacionamento com o cliente. Quando feitas em sinergia, essas duas coisas se complementam e permitem que o profissional proporcione ao paciente a melhor experiência de tratamento.
- Outras tendências também surgem no mercado de fisioterapia para 2020:
Necessidade de investimento em estratégias de marketing digital
É preciso reconhecer que os clientes estão cada vez mais conectados e já no primeiro sinal de dor recorrem a internet para encontrar respostas. Não seria bom se eles encontrassem algo dito por você?
Garantir uma presença digital por meio das redes sociais, anúncios, blogs, vídeos e outros materiais é uma forma de falar com a pessoa certa no momento certo. Se você fornece a informação que o paciente está buscando, ele criará afinidade com seu nome e isso influenciará na hora da escolha do local para fazer o tratamento.
Profissionais especializados em sua área de atuação podem obter maior retorno financeiro
É importante que os profissionais entendam que a graduação é somente o início da sua carreira. Para aprimorar os conhecimentos e aumentar o ticket médio, o fisioterapeuta deve investir constantemente em cursos de capacitação, uma vez que tudo se inova e novas técnicas também surgem a cada dia.
A osteopatia é uma formação que tem ganhado espaço no mercado de fisioterapia. Como seu raciocínio permite que o profissional analise o paciente de forma integral, tratando não apenas o local da patologia, mas buscando o reequilíbrio do corpo, ela potencializa os resultados do tratamento fisioterápico e aumenta a satisfação dos pacientes no final de cada atendimento.
Todo recém-formado precisa buscar novas especializações para aprimorar suas habilidades, pois além de conhecimento, a experiência trará também novos contatos e perspectivas. Portanto, busque por uma formação que faça sentido em seus planos e prepare-se para encarar as novas oportunidades do mercado.
Oferecer um tratamento levando em consideração a integralidade do corpo humano
Indo de encontro a agenda atribulada dos pacientes e a facilidade de acesso à informação, a tendência para o mercado de fisioterapia é que o profissional seja capaz de oferecer um atendimento completo ao paciente, de modo que ele não precise retornar com frequência ao consultório.
É natural que o profissional que está há muito tempo no mercado desenvolva hábitos e entre em uma zona de conforto, que pode ser prejudicial para a qualidade dos seus atendimentos, inclusive, fazendo com que até o momento da avaliação entre no modo automático. Infelizmente, isso pode levar a um tratamento superficial e pouco efetivo. Para não cair nas armadilhas da rotina, é preciso buscar conhecimento!
Renovar-se constantemente é a melhor forma de retomar a motivação e melhorar a qualidade dos seus atendimentos desde a anamnese até a conversa com o paciente, para que consiga estruturar e direcionar o tratamento do começo ao fim.
Faça de 2020 o ano de mais sucesso na sua vida!