O que significa Educação 3.0 e como ela se aplica a aprendizagem da osteopatia
Aprender osteopatia é uma experiência transformadora, que exige disposição, empenho e dedicação para cumprir a grade horária e as exigências necessárias para a formação. Agora, aliado às transformações trazidas pela tecnologia e ao conceito de educação 3.0, ensinar e aprender osteopatia tornou-se um processo de co-aprendizagem, ainda mais enriquecedor!
O que significa educação 3.0?
Também chamada de terceira onda da aprendizagem, a educação 3.0 representa uma nova forma de estudar, em que o aluno é o protagonista do seu aprendizado, uma vez que tem acesso a diferentes recursos para consumir o conteúdo.
A partir do momento em que os estudantes e profissionais não precisam apenas do professor para aprender – no caso da osteopatia, por exemplo, já é possível encontrar uma variedade de artigos e vídeos pela internet – o educador sai da sua posição de líder e único detentor do conhecimento, para se posicionar como um orientador, sempre à prontidão para contribuir com o melhor desempenho do aluno.
Da parte das instituições, a educação 3.0 também chegou exigindo adequações. Em um cenário onde o aluno tem maior autonomia em seu próprio aprendizado, a escola precisa ter docentes capazes de inspirar, direcionar e agregar valor à experiência. Logo, a estrutura e a grade de estudos deve ser adaptada à nova realidade, com recursos atrativos e funcionais, que vão além dos livros em sala de aula.
Com o novo formato de ensino, o fisioterapeuta vive a experiência de ser o mentor do seu próprio aprendizado de osteopatia!
Em uma sala de aula de osteopatia, facilmente você encontrará profissionais com uma bagagem de conhecimento ampla, afinal, todos passaram por anos de dedicação a aprendizagem da fisioterapia. Com o modelo da educação 3.0 sendo implantado nesse ambiente, esses fisioterapeutas aproveitam sua bagagem para contribuir com colocações relevantes para conectar ao conteúdo e, paralelo a isso, potencializam seu aprendizado com os recursos oferecidos pela instituição. O professor, já mais experiente em osteopatia, também aprende com as informações recebidas pela turma.
Estudar osteopatia não é apenas adquirir conhecimentos teóricos, mas juntamente entender toda a relação dos sistemas corporais e interiorizar a filosofia osteopática. Com a chegada da educação 3.0, não só a experiência de aprender irá se modificar, mas também o mercado de trabalho, que agora exigirá pessoas capazes de aprender de forma autônoma e constante.
Faça parte de uma instituição que tem sua metodologia de ensino baseado nos pilares da educação 3.0. Fale com a equipe EOM e realize a sua matrícula agora mesmo!