Produção Científica: entenda por que ela é tão importante na formação do aluno
A produção científica é um projeto importante para o desenvolvimento do pensamento crítico do aluno. Aqui na EOM Brasil, os projetos de pesquisa fazem parte dos ciclos finais da Formação, mas não deixam de ser tão importantes quanto as outras etapas – cada atividade tem seu valor para fazer do fisioterapeuta um profissional completo!
Para que a investigação científica seja efetiva, ela deve ter um compromisso social e obrigatoriamente apresentar temas relevantes para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Isso, porque o objetivo é que sejam encontradas respostas e sugestões de melhorias para as origens das patologias, hábitos prejudiciais, além de novas linhas de raciocínio e métodos de tratamento.
A exigência da investigação científica da EOM Brasil acontece desde a década de 90, quando foi publicada a primeira revista científica da escola, que trilhou um caminho até se transformar na atual revista digital European Journal Osteopathy & Related Clinical Research. Ao longo da trajetória da escola, mais de 60 artigos produzidos pelos alunos já foram publicados e isso agrega valor não só para a instituição, que é a única escola de osteopatia citada no ranking Scimago desde 2014, mas principalmente para o fisioterapeuta, que se torna referência no assunto escolhido.
Durante o ano de 2020, serão desenvolvidos projetos com linhas de pesquisas que envolvem a saúde da mulher, sistema nervoso autônomo, pediatria, sistema musculoesquelético. Consegue imaginar quantas informações importantes nossos alunos encontrarão nesses projetos? A ciência agradece!
Vantagens de se dedicar a produção científica
A experiência de desenvolver uma investigação científica permite que o aluno seja capaz de buscar conhecimentos além da sala de aula, com autonomia para se desenvolver cada vez mais e elaborar formas de contribuir ainda mais com a vida de cada paciente.
Além disso, os fisioterapeutas que trabalham na investigação científica se destacam no mercado de trabalho, pois:
- Realizam uma imersão total no tema selecionado
- Ampliam o pensamento crítico
- Podem ser publicados em portais e revistas científicas
- Realizam o atendimento clínico baseado na literatura para melhorar resultados
Muitos alunos aproveitam a fase da investigação científica para se preparar para algo ainda maior, como é o caso daqueles que transformam suas pesquisas em projetos de mestrado e doutorado. Seja qual for o caminho escolhido, essa é uma garantia de que o trabalho e a aprendizagem será feita sempre com osteopatia baseada em evidência.
Levantar, verificar, analisar e avaliar as informações que devem ser inseridas no projeto são atividades que nossos alunos tem desempenhado com maestria. Venha fazer parte da única escola de Osteopatia que tem seus projetos científicos reconhecimentos mundialmente!