Sessão de osteopatia: como promover uma ótima experiência para seu paciente
O profissional que já está na área sabe que uma sessão de osteopatia é tranquila e focada no bem-estar do paciente. Essa visão pode não ser tão clara para a pessoa que será atendida pela primeira vez. É papel do fisioterapeuta tornar a experiência confortável, além de transmitir a segurança necessária para que ela se envolva e responda bem ao tratamento. Você tem se atentado a esses detalhes?
A osteopatia é um método de tratamento complexo e que considera o ser humano de forma completa. O Dr. Still, criador da osteopatia, deixou o conceito de que o corpo possui todos os meios necessários para eliminar ou evitar as doenças e que o profissional deve apenas remover os obstáculos para o corpo trabalhar equilibrado. Sendo assim, promover uma boa vivência em uma sessão de osteopatia deve ser um dos objetivos dos fisioterapeutas!
Se você acredita que as manipulações são as coisas mais importantes da osteopatia, vale a pena refletir no que seu paciente espera de um bom tratamento.
Em uma sessão de osteopatia o foco não deve estar nas manipulações, mas sim na vivência do paciente. Quanto mais tranquilo em relação a atuação do fisioterapeuta ele estiver, maiores são as chances de responder bem ao tratamento. Através da filosofia osteopática, as possibilidades de tratamentos são diversas, mas é preciso que haja transparência na relação entre o profissional e a pessoa, de forma que o paciente entenda a importância do seu papel na recuperação.
Como fazer da sessão de osteopatia um momento confortável para o paciente
- Seja empático ao conversar com o paciente
Ninguém gosta de ser atendido por um profissional que mal olha nos seus olhos, não é verdade? Muitas vezes, na correria do dia, os fisioterapeutas deixam passar detalhes tão importantes como o olhar e a empatia ao estabelecer um diálogo. Se expresse de maneira que a pessoa sinta que é o centro das atenções naquele momento.
Quando for realizar a anamnese, ou seja, fazer perguntas sobre o histórico de vida do paciente, seja atencioso e tenha cautela ao fazer os questionamentos. Demonstrar empatia ao escutar os relatos da pessoa é um diferencial para ser indicado aos colegas e familiares. Os fisioterapeutas especializados em osteopatia costumam ser muito humanos e sensíveis ao que o outro diz. Use isso a seu favor.
- Converse com o paciente sobre as técnicas
Embora não seja invasivo, o tratamento osteopático pode parecer diferente para quem costumava ser atendido apenas por fisioterapeutas tradicionais, que preferem aparelhos digitais, por exemplo. É interessante compartilhar um pouco do seu conhecimento com o paciente enquanto estiver realizando testes físicos ou antes e depois de cada manipulação. Além de envolvê-lo no atendimento, você transmitirá uma imagem de autoridade e ele confiará muito mais no seu trabalho!
- Explique qual é o papel do paciente no tratamento
Uma das coisas que torna a osteopatia tão especial é sua amplitude. Muito além das técnicas manuais, o tratamento osteopático envolve a alimentação, estilo de vida, saúde emocional e a capacidade de pensar a respeito da saúde. Uma forma de tornar a sessão de osteopatia interessante é mostrar para o paciente como todos esses fatores são importantes e como ele pode incorporar novos hábitos em sua rotina. Na osteopatia, o paciente é protagonista do seu tratamento e o fisioterapeuta precisa compartilhar isso de forma motivadora.
O tratamento osteopático pode ter durações variadas. Existem casos em que os sintomas são aliviados no primeiro atendimento, mas alguns podem se estender por mais algumas semanas e até meses, em alguns casos. Quando o assunto é promover uma boa experiência para o paciente na sessão de osteopatia, não importa se será apenas uma vez ou contatos frequentes, demonstre atenção e cuidado em cada etapa do atendimento.
Quer entender como você pode ser um fisioterapeuta ainda mais preparado?