Você sabe o que é o ranking SCImago?
Para muitas pessoas, produzir um artigo científico significa dar um passo maior na busca por uma atuação baseada na ciência. Para outras, representa a realização de um sonho acadêmico. Seja qual for o objetivo do profissional, estar em uma instituição que fomenta a produção científica e acompanha as publicações em jornais internacionais, como o SCImago, faz a diferença na qualidade da execução do projeto.
Ao longo da trajetória da EOM Brasil, mais de 60 artigos produzidos pelos alunos já foram publicados em revistas científicas e isso agrega valor não só para a instituição, que é a única escola de osteopatia citada no ranking SCImago desde 2014, mas principalmente para o fisioterapeuta, que se torna referência no assunto que escolheu pesquisar.
O que é o ranking SCImago?
O índice SCImago Journal Rank foi desenvolvido em 2008 pelos professores Félix de Moya e Vicente Guerrero da Universidade da Estremadura, na Espanha. Devido a sua abrangência internacional, tornou-se um método para avaliar e publicar periódicos científicos. Embora não seja o único com essa função, o índice SCImago tem sua importância, sendo considerado referência em artigos científicos produzidos por universidades. Inclusive, você sabia que a EOM é a única instituição de pós-graduação classificada no SCImago? Mérito dos profissionais que passam por aqui!
Como funciona o SCImago Journal Rank?
O SCImago avalia e ranqueia os periódicos científicos a partir da quantidade de citações que eles recebem nos três anos seguintes à publicação das edições. Na hora da análise, leva em consideração a origem das citações e também a lógica delas, uma vez que em determinadas áreas utiliza-se tradicionalmente mais itens de referência que em outras. O índice SCImago tem um caráter qualitativo e contextual, pois utiliza a qualidade do conteúdo publicado como critério de avaliação.
Ser citada no ranking SCImago é motivo de orgulho para as instituições, pois significa que os artigos científicos produzidos pelos alunos são de qualidade – consequência de um trabalho de pesquisa científica forte, estruturado e bem direcionado. Imagina a quantidade de universidades que existem no mundo inteiro? É preciso ter uma material realmente relevante para se destacar.
Escuela de Osteopatía de Madrid no ranking SCImago
Na hora de escolher uma instituição para estudar, vale a pena pesquisar se ela estimula a produção científica, pois essa experiência agrega valor e embasa as decisões tomadas em sua carreira. A EOM estimula a produção científica para os alunos, monitores e docentes, pois acreditamos que uma osteopatia baseada em ciência é muito mais efetiva.