Como o fisioterapeuta pode se perceber como um negócio
É indiscutível a relação que existe entre a maneira como o profissional se percebe e a qualidade dos serviços prestados por ele. Na maioria dos casos, quanto mais o fisioterapeuta gerencia sua carreira da mesma maneira que um gestor lida com uma empresa, maior é a satisfação dos seus pacientes e o retorno financeiro a longo prazo.
Ter sucesso na carreira não depende somente da competência do profissional em relação às atividades que exerce. Aliás, cada vez mais, as tendências de mercado mostram que as pessoas querem se conectar! Para se destacar entre tantos outros profissionais e criar essa conexão, é fundamental encontrar uma forma eficiente de divulgar suas habilidades e seus diferenciais.
A forma como o fisioterapeuta comunica seus diferenciais, as formações que possui ou a maneira como expõe seus valores, influencia no seu posicionamento no mercado. Aliás, mercado, esse, que está cada vez mais exigente. Basta pensar que para um fisioterapeuta se estabelecer como autoridade em uma área específica, como por exemplo, a saúde da mulher, ele precisa sempre continuar se especializando e adquirindo mais conhecimento. O profissional precisa gerenciar sua carreira com maestria, para garantir que todas as oportunidades serão aproveitadas
Qual a importância de se perceber como uma empresa?
Embora seja um profissional autônomo, o fisioterapeuta que deseja melhorar seu retorno financeiro e ser cada vez mais procurado pela qualidade dos seus atendimentos, precisa se preocupar em gerenciar sua carreira. Inclusive, o índice de profissionais que percebem sua vida profissional se desestabilizar poderia ser reduzido se a maioria entendesse isso.
Se você é seu próprio negócio, é importante pensar nos principais tópicos que são avaliados na administração de uma instituição e qual a melhor maneira de adaptá-los para tornar seu desempenho profissional cada vez melhor.
- Gerenciamento de processos: essa é uma maneira de definir, visualizar, medir, monitorar e otimizar processos. De que maneira você pode ser melhor ao realizar as tarefas do cotidiano?
- Buscas pelo desenvolvimento: uma empresa exige que os colaboradores estejam sempre atualizados com as informações do mercado. Da mesma maneira, o profissional autônomo precisa ficar por dentro das pesquisas, buscar maneiras de melhorar o serviço oferecido ou entender das patologias que estão surgindo.
- Trabalho de vendas: você já deve ter escutado por aí que todo mundo é um pouco vendedor, e é verdade. Fisioterapeutas bem sucedidos são aqueles que sabem falar sobre seu trabalho, mostrar os diferenciais e conseguem encantar o paciente desde o primeiro contato.
- Posicionamento: quando uma empresa está bem posicionada, isso significa que ela deixa claro quais são seus valores, o que defende e quais são seus pontos fortes. O mesmo conceito vale para profissionais que desejam mostrar seus diferenciais e atrair pacientes que se identificam com seu trabalho.
Como um fisioterapia pode mudar sua percepção em relação a sua posição profissional?
- Entendendo sobre gestão de carreira
O gerenciamento envolve assuntos como autoavaliação, pesquisa, planejamento e análise da sua jornada profissional ao longo da vida, para conseguir planejar os próximos passos de acordo com o objetivo. A partir do momento que você entende que sua carreira é sua responsabilidade, pode direcioná-la para onde bem entender!
- identificando suas potencialidades:
Uma maneira de se sobressair no mercado de trabalho é reconhecendo quais suas maiores qualidades. Muita gente não tem ideia da capacidade que possui e vivem tentando seguir pelo caminho de outras pessoas, quando, na verdade, o ideal é que cada um descubra e explore suas potências para se destacar perante os paciente e a concorrência.
- Entendendo e aplicando os conceitos de marketing pessoal:
Essa área do marketing envolve um conjunto de estratégias que visam realçar suas características profissionais e pessoais. Aqui, você deve ter claro como deseja que as pessoas te percebam e utilizar ferramentas, rede social, vestimentas e outros fatores que ajudam na transmissão da mensagem.
- Entendendo como funciona o mercado em que está inserido:
Identificar os pontos fortes e fracos da sua concorrência é essencial para que você descubra como se destacar. Além disso, todo segmento possui nichos e cada paciente possui um desejo e necessidade de diferente, sendo assim, depois que você entender como é o mercado em que está inserido, poderá se desenvolver e se posicionar como referência.
Depois que o fisioterapeuta muda sua visão em relação aos seus potenciais, ele obtém resultados que vão além dos que são garantidas pelas habilidades técnicas. Isso não é apenas sobre “vender uma boa imagem” para o mercado, mas sim passar credibilidade e encontrar o espaço que você realmente se identifica. Isso aumenta a confiabilidade em relação aos bons resultados do seu trabalho e abre muitas portas para futuras oportunidades!
Conheça o programa Mapa da Potência.
Em breve mais informações!