Valor consulta osteopatia: quando é hora de cobrar mais?
O valor consulta osteopatia é um dos atrativos que chamam a atenção do fisioterapeuta para a área. Os profissionais que aprofundam seus conhecimentos no raciocínio osteopático e aprimoram suas técnicas manuais, costumam ter um retorno financeiro acima da média do mercado. Apesar desse ciclo de valorização gerado pelos estudos, muitos ainda têm dúvidas quanto ao momento exato de cobrar mais. É o seu caso?
Conseguir entregar um atendimento de mais qualidade melhora a reputação do fisioterapeuta e, consequentemente, valoriza o preço da sessão. Se você segue com o aperfeiçoamento e a prática dos estudos, o processo acontece com o tempo. O grande conflito é que os pacientes não vão te dizer quando é hora de subir o valor da consulta de osteopatia, isso é algo que você precisa decidir, considerando fatores que impactam no preço de mercado.
Quando um fisioterapeuta pensa em precificar seus atendimentos, existem alguns fatores que precisam ser avaliados, por exemplo, a localização. É natural que uma consulta na capital de São Paulo tenha um valor um pouco mais elevado do que a mesma especialidade no interior da cidade, mas isso não quer dizer que o preço mais baixo precise ser injusto ou que você deva continuar cobrando o valor de início de carreira para sempre.
Embora os preços possam variar de acordo com a região em que o profissional está, o fisioterapeuta pode fazer alguns cálculos e se basear nos valores sugeridos pelo COFFITO, que estabelece um parâmetro para a cobrança dos serviços prestados.
Para entender se é hora de ajustar o preço da sua sessão de osteopatia, vale a pena refletir sobre o fator experiência. Se o profissional já está a alguns anos no mercado, suas consultas costumam ter um valor maior e os pacientes entendem isso com mais facilidade. Da mesma maneira, fisioterapeutas recém-formados costumam prestar atendimentos mais acessíveis, na tentativa de fomentar a movimentação no seu consultório. A partir do momento que você sente que está tratando de uma forma melhor do que há alguns anos, é hora de repensar o valor.
Valor consulta osteopatia: fatores que valorizam seu trabalho
O preço do seu trabalho está muito ligado ao reconhecimento que ele tem. Independente dos fatores que moldam os valores do profissional, precisamos concordar que o ideal é prezar pela qualidade e entregar valor agregado.
Na visão do Fábio Pereira Ribeiro, Administrador. Mestre em Controladoria e Finanças e Consultor Estratégico da EOM, o ideal é evitar cair na armadilha da “prática do mercado”. “Formar preço é dar valor no seu melhor, com a sensibilidade de entender o mercado. O que de fato criei com o meu negócio para o mercado? Quais são os meus diferenciais? São essas coisas que contam.”
Se você deseja ser reconhecido como um fisioterapeuta diferenciados, essas dicas poderão te ajudar:
- Invista em conhecimento: O mercado da fisioterapia é bastante concorrido. Se antes apenas a graduação era suficiente para te preparar para ser o melhor, hoje em dia é preciso ir além. Continuar estudando e praticando os aprendizados da sua área de atuação é uma forma de aprimorar sua capacidade de lidar com as questões dos pacientes com mais profundidade. Não seja um profissional que faz mais do mesmo! Quanto mais você sabe e aplica, mais pode cobrar.
- Ofereça tratamentos que realmente resolvam o problema do paciente: Muitos fisioterapeutas que investem na Formação em Osteopatia nos retornam dizendo que conseguiram valorizar seus atendimentos, porque melhoraram o índice de recuperação. Sem dúvidas, atender as expectativas do paciente faz toda a diferença na percepção que ele tem do seu trabalho. As pessoas estão cansadas de profissionais que mascaram os sintomas em vez de tratar a causa do problema, e estão dispostas a pagar por pelo serviço de bons profissionais.
Formar preço é reconhecer o seu valor. Não tenha medo dos concorrentes e nem se preocupe com o que eles acharão. Seja qual for o preço da sua consulta, mantenha o compromisso de entregar honestidade e qualidade sempre. Quanto maior o seu comprometimento com o paciente, mais liberdade para definir o valor consulta osteopatia você terá.
Conte com a Escuela de Osteopatía de Madrid em todas as etapas da sua vida profissional
Clique aqui e saiba mais sobre a Formação em Osteopatia da EOM